Quinta, 21 de novembro de 2024
Telefone: (66) 9256-9631 | E-mail: contato@regiaoleste.com.br
habilidades de falar em público para vendedores
17/10/2023
Se você trabalha com vendas, as habilidades de falar em público são importantes. Agora, se você vende individualmente, pode pensar que isso não se aplica a você. Mas estamos sempre apresentando, mesmo que vendamos para apenas uma pessoa. Além disso, em algum momento você precisará liderar uma reunião, receber um prêmio ou fazer uma apresentação.
Quando eu tinha 20 anos, tive que fazer um discurso para numa multinacional onde trabalhei. Achei que estava preparado (não estava) e que meu discurso estava totalmente memorizado (não estava). De repente, 5 minutos depois, fiquei absolutamente em branco . Ainda me lembro vividamente: um coração batendo forte, duas mãos suadas e um mar de rostos inexpressivos. Após de sair da reunião desse evento, prometi nunca mais subir . Estou tão feliz que essa promessa não durou 10 minutos! Desde então, aprendi que a chave para falar em público – ou para qualquer profissional – se resume à prática e à preparação. Todos os vendedores devem trabalhar para se tornarem melhores oradores, não importa quão pequeno seja o seu “público”.
7 hábitos dos melhores oradores públicos
Gwen Moran escreveu um ótimo artigo para a Fast Company intitulado 7 hábitos dos melhores oradores públicos . Eu li isso há alguns meses, mas é um daqueles artigos que eu volto sempre. Aqui estão os 7 hábitos que ela descreve: 1. Eles entram na zona 2. Eles certificam-se de acertar os primeiros e últimos 30 segundos 3. Eles adaptam sua mensagem para o público 4. Eles plantam os pés e usam seus corpos 5. Eles não têm medo do silêncio 6. Eles misturam seu estilo de apresentação 7. Eles não fingem ser alguém que não são Cada vez que leio este artigo, tenho vontade de escrever uma postagem no na minhas redes sociais sobre cada um desses 7 hábitos – eles são tão bons e se aplicam a todos os vendedores, não apenas aos oradores públicos. Por hoje, vou me concentrar apenas no hábito nº 2:
Certifique-se de acertar os primeiros e últimos 30 segundos:
…você precisa gastar tempo entendendo e organizando seu material.
Os primeiros 30 segundos: a introdução
Há um ditado que diz que você só tem 7 segundos para causar uma primeira impressão positiva, e isso é especialmente verdadeiro em vendas. Normalmente só temos uma chance de acertar e é por isso que é tão importante ter um roteiro, mas isso é porque eles funcionam – especialmente para introduções. Suponho que você começou a usar roteiros de introdução quando conseguiu seu primeiro emprego de verdade – eu sei que sim! Imagine minha versão de 14 anos dizendo: “Obrigado por ligar para Empresa, aqui é o fulano, como posso ajudá-lo?” e “Bem-vindo ao Empresa! Como posso ajudá-lo hoje? Ver!? Os scripts estão em nossa vida profissional desde o início. Tenho scripts para todo o meu ciclo de vendas e ensino meus clientes a fazer o mesmo, mas veja como eles se aplicam aos primeiros 30 segundos de suas conversas de vendas:
3 dicas para ótimas apresentações de vendas
1. Ao discar por telefone: use uma introdução padrão – ou melhor ainda, tenha uma introdução padrão para cada perfil de personalidade que você pode usar assim que determinar a personalidade do seu cliente potencial. Sua abordagem (introdução inicial) é fundamental para obter a adesão imediata. 2. Ao se encontrar pessoalmente: nunca embaralhe papéis ou mexa em qualquer coisa que possa estar em suas mãos. Mantenha sua mão direita livre para dar um aperto de mão profissional, olhe-os nos olhos e faça uma introdução sólida e bem ensaiada. 3. Ao iniciar sua reunião: crie uma atmosfera de compra . Isso prepara o terreno para uma reunião bem-sucedida.
Os últimos 30 segundos: definindo as próximas etapas
No palco, os últimos 30 segundos de um discurso plantam a semente com algo que vai deixar uma impressão duradoura. Os últimos 30 segundos de qualquer reunião por telefone ou presencial também são cruciais. É nesse momento que você define os próximos passos para que todas as partes saibam exatamente o que vai acontecer a seguir. Nunca saia de uma reunião de vendas (ou encerre uma ligação de vendas) sem definir os próximos passos. E seja específico! Farei o acompanhamento na próxima semana não é suficiente. Defina a data e a hora da reunião para a próxima conversa e certifique-se de que todos saibam o que deve acontecer durante a reunião. Quando improvisar ( alerta de spoiler: nunca! ) Se você achar algum desses cenários desconfortável, provavelmente é porque você está improvisando. Improvisar simplesmente não funciona. Sempre. Se você vir um grande vendedor que parece estar improvisando, é só porque ele já apresentou seu discurso tantas vezes e tem todos os aspectos de sua apresentação tão bem definidos que parece que eles estão improvisando. Se você quer ser um profissional de vendas estrela do rock, trabalhe em seu ofício como os cachorros grandes fazem. Reserve um tempo para escrever seus roteiros e praticar, praticar, praticar até parecer natural; pratique as palavras até que você as memorize e elas se tornem parte de você. Tanto seus clientes potenciais quanto sua organização agradecerão!
Habilidades de falar em público para vendedores são realmente importantes Compartilhei a história do meu momento congelado no tempo para compartilhar que eu também estraguei tudo (muitas vezes, na verdade), mas pratico deliberadamente meus erros artesanais que acontecem cada vez menos. E, felizmente, quando acerto a introdução e termino bem, eles geralmente não se lembram da parte intermediária em que posso ter perdido a linha de pensamento.
E, felizmente, não passei em branco diante de uma plateia novamente! Raphael Silva Personal Comunicador
Anuncio
Grupo de notícia Papo com Especialista