Sábado, 07 de setembro de 2024, responsável técnico Renyere Trovão Soares DRT-PR 3499

Telefone: (66) 9256-9631 | E-mail: contato@regiaoleste.com.br

Dentista de MT revela 5 estratégias para eliminar o mau hálito; confira

01/04/2024

Cerca de 30% dos brasileiros, em algum momento da vida, irão sofrer com a halitose.

O mau hálito ou halitose é uma condição que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, trazendo não apenas desconforto físico, mas também impacto social e emocional. De acordo com a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), 30% dos brasileiros, em algum momento da vida, irão sofrer com a halitose. Assim, conhecer as causas e o tratamento adequado são as melhores formas de manter a saúde e a autoestima em dia.

A cirurgiã-dentista de Mato Grosso, Ana Paula Barbosa, é mestre e doutora em Cirurgia Buco Maxilo Facial e separou cinco dicas para ajudar a prevenir e combater o mau hálito, garantindo uma saúde bucal impecável. Confira abaixo:

Higiene Bucal Rigorosa

A causa mais comum do mau hálito é a higiene bucal inadequada. Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e usar fio dental diariamente são passos essenciais para remover a placa bacteriana e os restos de alimento que podem causar odor. Não se esqueça de limpar a língua, onde bactérias e células mortas frequentemente se acumulam. Há no mercado limpadores de língua que são mais efetivos do que as escovas de dente.

Hidratação Adequada

A boca seca é um terreno fértil para bactérias produtoras de odor. Manter-se bem hidratado estimula a produção de saliva, um defensor natural contra o mau hálito. Beber água regularmente, especialmente após refeições ou snacks, pode ajudar a limpar a boca e a diluir substâncias causadoras de odores.

Alimentação Saudável

Alguns alimentos, como alho e cebola, podem contribuir para o mau hálito temporário. Entretanto, o consumo regular de frutas, vegetais e proteínas magras pode não apenas melhorar a saúde bucal, mas também a qualidade da saliva, reduzindo o risco de halitose.

Controle do Tabaco e Álcool

Fumar e o consumo excessivo de álcool são conhecidos por piorar o mau hálito, além de oferecerem outros riscos à saúde. O tabaco, em particular, afeta negativamente a saúde gengival e promove o crescimento de bactérias malcheirosas.

Visitas Regulares ao Dentista

Por fim, mas não menos importante, visitas regulares ao seu dentista são cruciais para manter uma boa saúde bucal e prevenir o mau hálito. Seu dentista pode identificar e tratar problemas como gengivite, periodontite e outros problemas dentários que podem estar na raiz do problema. Por: cirurgiã-dentista Ana Paula Barbosa/G1

Anuncio

Grupo de notícia Vida & Informações