Quinta, 21 de novembro de 2024, responsável técnico Renyere Trovão Soares DRT-PR 3499

Telefone: (66) 9256-9631 | E-mail: contato@regiaoleste.com.br

Primavera do Leste se consolida como capital da cultura de Mato Grosso

03/01/2024

O ANO DE 2023 TROUXE UMA CONSOLIDAÇÃO HISTÓRICA PARA A CIDADE DE PRIMAVERA DO LESTE COMO A CAPITAL DA CULTURA EM MATO GROSSO.

Sob a atual gestão, os incentivos municipais à cultura têm desempenhado um papel importante no fomento do desenvolvimento social, na economia criativa, na garantia de acesso e na diminuição da violência. Estes não apenas impactaram na qualidade de vida da população, mas também promoveram o fomento aos mais diversos segmentos.

Em Primavera, a Cultura é valorizada como um patrimônio comunitário e de direito universal, que vem fortalecendo não apenas o turismo, mas também a economia local.

Curiosidade:

Em pesquisa recente feita pelo observatório do Itaú Cultural foi apontando que a Cultura é responsável por 3,11% do PIB brasileiro, mais que a indústria automobilística. Um dos grandes destaques foi o amplo espaço concedido às crianças e adolescentes, com um total de 1.432 matriculados nas escolas de dança, música e teatro e em atividades de Cultura Tradicional. Essa iniciativa não só incentiva o desenvolvimento artístico desde cedo, mas também proporciona uma educação no contra-turno enriquecedora e diversificada, impactando fortemente no futuro dessas crianças e jovens e diminuindo os índices de violência.

Ações Culturais Permanentes

As ações culturais permanentes caíram no gosto do primaverense, sendo elas, realizadas de forma semanal ou mensalmente em diferentes pontos, visando atender a um público amplo e diversificado. O "Baile na Pista de Caminhada" já é uma tradição e acontece todos os domingos, a partir das 19h. Com 48 edições neste ano, o evento, embora seja voltado para o público da terceira idade, atrai centenas de participantes, proporcionando momentos de alegria e interação social ao som de músicas para lá de animadas. O "Circuito do Rock", com suas 10 edições ao longo do ano, não apenas ofereceu aos entusiastas do gênero a chance de desfrutar de seus clássicos favoritos, mas também impulsionou a cena local, destacando bandas primaverensese e revelando novos talentos. O Circuito é tão eclético que também abre espaço para atividades conjuntas, como Festivais de Cosplay e de Comida de Rua. O encantador "Pôr do Sol com MPB", realizado todos os domingos junto ao Lago Municipal, 48 edições e proporciona uma atmosfera relaxante, combinando ritmos acolhedores, cenário natural belíssima e diversas possibilidades de atividades físicas. O Sextou com Samba e Pagode contou com 10 edições na nossa praça da matriz e promete mais 10 edições em para 2024. Maior Festival de Teatro do país acontece em Primavera do Leste Não tem como falar da cultura em Primavera do Leste e não citar o Festival Velha Joana, que chegou na sua 17ª edição, se consolidando como o maior festival de teatro de do país. Com 10 dias intensos, 70 apresentações e uma média de 600 artistas, atraiu um público de cerca de 12 mil pessoas, apresentando uma rica diversidade de peças teatrais, danças, palhaçaria, teatro de sombras e outras linguagens das artes da cena, distribuídos pelos palcos do Teatro Municipal, Centro Cultural e praças da cidade. Além da pujante cena local que apresentou 34 espetáculos, estiveram presentes grupos de todas as regiões do país, com a forte presença de grupos e coletivos. Um marco importante este ano foi a maior edição do Festival Culturas Urbanas, um verdadeiro mergulho nas vertentes artísticas da Cultura HIP HOP. Organizado pelas Secretarias de Cultura e Esporte, o evento atraiu entusiastas de várias cidades, oferecendo desde competições de B-Boy e B-Girl, Danças Urbanas, Rima, skate e basquete 3x3, workshops, intervenções de grafite e ações dos DJs.

Festivais para todos os gostos

Outro grande sucesso de público foi o "Festival Dançando Cinema", que levou diariamente de 3.500 pessoas ao Pianão, combinando a arte da dança com a magia do cinema, proporcionando experiências incríveis aos espectadores. E o Festival “Nas Ondas do Rádio” com 683 alunos se apresentando em 14 sessões no teatro municipal com público de quase 3.000 pessoas. O Festival Manoel de Barros além de encantar a plateia com lindas declamações e fomentar a escrita de poemas nas mais diversas idades, em 2023 premiou roteiros inéditos de curtas-metragens, textos para o teatro e apoio a escrita de livros. Impulsionando a valorização da escrita nas mais diversas vertentes. O Prima Canta mudou e em 2023, além de manter a categoria composição instrumental somando-as as categorias: MPB, Música Religiosa, Sertanejo, Música Inédita; e às categorias por idade: Infantil e Juvenil; o festival tirou a classificação (primeiro, segundo e terceiro) e passou a premiar com o mesmo valor os três primeiros colocados. E assim são as premiações do município que buscam entender e diminuir as comparações artísticas do fazer artístico. Falando em editais ainda foi lançado pela primeira vez os editais de: Fotografia e Artesanato e sabores culinários e de ocupação do teatro municipal. E teve para as artes visuais também: 05 exposições foram contratadas no nosso segundo edital de artes visuais, garantindo exposições no salão das águas o ano todo. E, olha, foram mais de 2.000 visitas no nosso salão das águas em 2023, principalmente de escolas e projetos socioeducacionais. Falando em ações socioeducacionais, Primavera do Leste realizou uma das mais bonitas etapas do Fetran (festival estudantil temático de teatro para o trânsito), sagrando-se campeão estadual nas três categorias e, principalmente, melhorando o trânsito de nossa cidade e de nosso estado. Vale destacar também que as comemorações referentes ao aniversário da cidade contaram com várias atrações do nosso município em várias vertentes musicais e criou uma cartela de shows destinado a maior possibilidade de gostos pulsantes no município: sertanejo, Rock e ao público religioso.

Expô Primavera teve mais de 80 mil pessoas

A "Expô Primavera 2023" superou todas as expectativas. Com entrada livre e duração de quatro dias, mais de 80 mil pessoas participaram do maior espetá Artistas renomados como Zezé Di Camargo e Luciano, Simone Mendes, Luan Santana, entre outros, juntamente com os artistas locais: Dj Brunelli, DJ Pipo, Luiz e John, Henrique e Rafael e Júlia Sartori abrilhantaram cada dia do evento. A organização impecável, com arquibancadas cobertas, uma praça de alimentação completa e uma estrutura digna de grandes eventos, deixou uma marca indelével na memória dos presentes. E para quem curtiu todas essas atividades ou ficou fora de alguma, não se preocupe, o planejamento cultural para 2024 será ainda mais democrático, atrativo e convidativo e para todos as vivências e idades

Reportagem: Gabriel Caldas / Edição: Hernandes Cruz

Anuncio

Grupo de notícia Noticias