Quinta, 21 de novembro de 2024
Telefone: (66) 9256-9631 | E-mail: contato@regiaoleste.com.br
4 Passos do sucesso na vida financeira:
07/09/2023
Atualmente, o brasileiro tenta chegar ao fim do mês com dinheiro para pagar todas as suas contas. A crise econômica parece se agravar a cada mês e o país já contabiliza 12 milhões de desempregados, além de o fechamento de milhares de empresas em todos os estados. Então, chegou a hora de você aprender a ter sucesso na vida financeira! Mais do que nunca, o cidadão deseja aprender novas maneiras de alcançar o sucesso na vida financeira. Mas, será que você conhece os conceitos básicos de como prosperar na vida financeira? Não significa achar o caminho mais rápido para acumular uma fortuna, mas obter um padrão de vida estabilizado e fornecer condições dignas para toda a sua família. Por que ter sucesso na vida financeira? Se você nunca se preocupou com as suas finanças deve ter se assustado com o aumento da inflação, dos preços dos alimentos e até mesmo da elevação constante dos valores dos combustíveis. Portanto, o sucesso financeiro pessoal também se converteu em uma chance de ter muito mais tranquilidade para planejar toda a sua jornada dentro e fora do mercado de trabalho. Os passos para você ter sucesso em sua vida financeira Se você está a fim de descobrir como crescer na vida profissional para atingir o sucesso na vida financeira toda ajuda pode ser muito bem-vinda, principalmente, neste período de instabilidade econômica. Sendo assim, confira a seguir 5 dicas simples para melhorar as suas finanças neste fim de ano.
1 - Educação Financeira
A educação financeira é o que nos permite fazer escolhas, cotidianamente, levando em conta o que é de fato importante em nossas vidas e as coisas que queremos conquistar em breve, no médio prazo ou em outra fase da vida. É o que nos leva, por exemplo, a passar por uma loja em liquidação sem comprar, porque estamos guardando dinheiro para fazer um curso que vai ser bom para a carreira profissional. Ou segurar a troca do celular que está funcionando bem para ter um pouco de dinheiro guardado. A verdade é que fazemos escolhas financeiras várias vezes por dia. No caminho de casa para o trabalho, por exemplo - difícil passar pela padaria sem entrar, fala a verdade! Ou na hora de ensinar nosso filho a esperar o aniversário para ganhar um presente. Quando a educação financeira está presente, ela nos ajuda a entender melhor nossas necessidades e nosso momento de vida. A definição de educação financeira, na prática... Ter educação financeira é, também, saber planejar cada conquista. Vou investir 10% do que ganho todo mês para dar entrada em uma casa daqui a dez anos. A família vai guardar R$ 150,00 ao mês para conseguir fazer aquela viagem no ano que vem. Não importa o tamanho do sonho. Sem planejamento, será mais difícil chegar lá. Outro aspecto importante é estar no controle das próprias finanças. Em vez de se deixar levar e ver no que vai dar, anotar as entradas e saídas de dinheiro e saber exatamente como irá fechar o mês. Igualmente relevante é aprender sobre os produtos e serviços financeiros para tirar o melhor proveito de cada um deles e usá-los a nosso favor. Educação financeira no Brasil Apesar de ser tão importante, a educação financeira ainda está distante da realidade de muitos brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pela Febraban em cooperação com o Banco Central, grande parte dos brasileiros reconhece que precisa saber mais sobre finanças. Muitos disseram que não se sentem confortáveis com a maneira como lidam com o dinheiro e revelaram que se sentem inseguros em relação ao futuro. Boa parte dos entrevistados afirmou que vive em um limite justo entre renda e gastos, raramente chega ao final do mês com algum dinheiro e vive estressado por causa de compromissos financeiros. Ainda de acordo com a pesquisa, 6 de cada 10 brasileiros consideram que a maneira como lidam com as finanças não permite aproveitar a vida. Diante de tais dados, é inegável a importância de se fomentar a educação financeira em nosso país. Para auxiliar nessa tarefa, a Febraban desenvolveu o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), uma ferramenta que ajuda as pessoas a fazerem um diagnóstico da sua situação financeira e sinaliza as questões que precisam trabalhar para melhorar de vida.
2 - Gerir bem as Finanças
O gerir bem as finanças, que pode ser pessoal ou para empresas, é um programa ou aplicativo que auxilia seus usuários no controle do seu dinheiro. Assim como uma planilha de gastos, esta ferramenta pode te mostrar quais são as suas principais despesas, com a vantagem de ser automatizado. Nesse sentido, um bom gerenciador financeiro precisa conseguir se adaptar ao seu processo financeiro, ou propor um processo prático, caso você ainda não tenha definido a gestão de suas atividades ainda. No caso de um gerenciador financeiro pessoal, o principal objetivo é ajudar o indivíduo a controlar melhor suas finanças pessoais. Para isso, o programa deve oferecer auxílio ao usuário na hora de anotar os gastos, planejar orçamento, entre outras tarefas. Já quando falamos de um gerenciador financeiro para empresas, o programa ou aplicativo deve ser ainda mais completo, com ferramentas que ajudem o empresário a administrar variáveis das finanças corporativas que não são cruciais no âmbito pessoal. Apesar de cada empresa ser diferente e possuir um processo único, existem alguns passos presentes em toda gestão financeira, cujos quais o gerenciador financeiro empresarial deve ajudar a gerenciar.
3 - Investimentos e Constância
Estamos iniciando o mês de setembro e o passar do tempo já nos convida a pensar o que vem mais a frente, não é? Sempre que conversamos por aqui, chamo atenção para a importância da constância no processo de investir e que é preciso ter cuidado com propostas milagrosas do dia para noite. A máxima “fazer pouco, mas fazer sempre” é o que nos leva aos resultados, pois investir é uma ação construída no tempo. Ao falar de dinheiro temos em mente, de certa maneira, algo que se torna um tabu, mas como superar o tabu se não falamos sobre ele? Queremos resultados rápidos com uma ação de investimento mínimo, no entanto é preciso ter clareza em relação ao objetivo/meta e o que estamos dispostas a pagar. Destacar a construção do hábito de investir (tema da nossa última conversa) é um passo fundamental para se consolidar um patrimônio nos investimentos. Afinal, o crescimento é processual e não instantâneo. Uma dica que dou é saber exatamente o quê está disposta a concretizar como investimento em seu planejamento mensal e, em seguida, comparar o percentual de rendimento associado ao quanto de risco você se sente segura em correr. Eu, normalmente, faço simulações relacionando valores/risco/tempo para ter uma visão de como estou projetando meus ganhos. A consultoria da Ademicom é uma ferramenta de orientação para nossos primeiros passos e, claro, apresenta uma boa curadoria de conselhos. Assim, sugiro que inicie por aí, vendo as informações disponíveis, especialmente com especialistas que fala sobre o que é risco para os investimentos. O conhecimento no processo das finanças é como peças de encaixe, a cada nova informação que se domina, avançamos na complexidade da construção. Não se compare com pessoas que já estão investindo, tenha seu processo e respeite suas limitações. Lembre-se: A constância é a chave para a consolidação do investimento em patrimônio. Comece pequeno para entender como funciona o jogo de investir!
4 - Planejamento de longo prazo
Já parou para pensar que tudo o que você faz envolve planejamento? Do momento em que você acorda até a hora de dormir, tudo é pelo menos minimamente planejado para que seu dia funcione. Em geral, esses são planos de curto prazo e dizem respeito ao seu cotidiano. Porém, o planejamento a longo prazo também deve ser considerado para o alcance de suas metas, objetivos e projetos. Continue lendo e saiba quais são os benefícios de fazer planejamentos para o futuro. Assim, o seu eu de hoje irá trabalhar para construir a vida do seu eu de amanhã. Planejamento a longo prazo: quais são os seus objetivos para o futuro? Antes de começar qualquer planejamento, seja pessoal ou profissional, você precisa definir seus objetivos, metas e sonhos. Caso tenha mais de um desejo, é preciso estabelecer os que são prioridade e classificá-los de acordo com o seu tempo estimado de conclusão, que pode ser curto, médio ou longo prazo. Partir desse ponto é crucial para que tenha um futuro de realizações. Afinal, se simplesmente deixar as coisas acontecerem naturalmente, não há garantias de que o que deseja irá mesmo acontecer. É preciso que assuma o controle sobre a sua vida e defina os rumos que ela irá tomar. Mesmo que não seja possível controlar tudo, existe uma outra parte que, sim, está em suas mãos. É você quem decide como irá viver os seus dias, semanas e meses. E o que faz nesses períodos de tempo é o que determina como viverá os próximos anos. Ter essa consciência te dará poder para seguir adiante e agir em vez de se manter na inércia esperando que tudo aconteça magicamente. Qual a importância do planejamento a longo prazo? Quando se fala em investimento, planos e futuro, a primeira palavra que vem à mente de um empresário certamente é planejamento. Fazer um bom planejamento é crucial para qualquer empresa, pois é justamente por meio dele que se torna possível enxergar as melhores possibilidades do mercado, o caminho a ser percorrido e as etapas a serem vencidas para que o empreendimento seja lucrativo e alcance o sucesso. O mesmo se aplica à vida pessoal, afinal de contas, se não sabemos aonde queremos chegar, corremos o risco de nos contentar com qualquer destino. Por isso, ao fazer um planejamento para suas metas, é preciso que elas estejam muito bem definidas e com prazos estipulados. Ter datas para a realização de cada etapa é fundamental para fazer dos seus sonhos uma realidade. Benefícios do planejamento a longo prazo Ao se planejar para o futuro, seja da sua carreira, negócio ou vida pessoal, terá muitos benefícios. Veja quais são os principais. • Melhor visão sobre o que pode e deseja alcançar; • Identificação dos possíveis obstáculo que precisará enfrentar; • Identificação dos pontos fortes e de melhoria; • Descoberta de novas tendências e possibilidades; • Plantar hoje as sementes que deseja colher no futuro. É fundamental que pessoas, profissionais ou empresas façam seu planejamento, de modo a projetar suas ideias para o futuro e identificar o que precisam fazer para chegar lá. Planejar deve ser um hábito, e a decisão de fazer ou não um planejamento a longo prazo coloca em jogo a realização do que você considera importante para a sua vida.
Gostou deste conteúdo? Eu posso ajudar, entre em contato e agende uma consultoria gratuita para sua próxima conquista. Raphael Silva: (66) 9 9283-832
Anuncio
Grupo de notícia Economia